top of page

Associação de Corredores de Rua utiliza a Tribuna Livre da Câmara para divulgar a prática de esportes

Em nome do grupo, se manifestaram o atual presidente, Marialdo Rodrigues, e o vice, Norberto Brando

Legislativo caxiense recebeu integrantes da Associação de Corredores de Rua durante a sessão ordinária
Foto: Luciane Modena

Integrantes da Associação Caxiense de Corredores de Rua, Pedestristas e Endurence (Accrpe) estiveram no Parlamento Municipal, durante a plenária desta quinta-feira (26/02), com o propósito de divulgar a atuação do grupo e estimular a prática esportiva. Da Tribuna Livre, se manifestaram o presidente da entidade, Marialdo Rodrigues, e o vice, Norberto Brando.

Rodrigues informou que a associação foi fundada em 11 de setembro de 2014 com 16 integrantes. De cunho desportivo, autônoma e sem fins lucrativos, une atletas em busca de melhorias nas estruturas de corrida e caminhada. Entre os pleitos do grupo, está a construção ou remodelação de uma pista de atletismo, com luminárias e arquibancadas. Segundo o dirigente, Caxias tem apenas uma pista de atletismo de saibro e revestida de brita fina.

O presidente da Accrpe acrescenta que o grupo busca promover integração e convívio social dos corredores; organizar caminhadas e corridas na cidade; realizar conferências técnicas sobre atletismo; desenvolver campanhas de orientação sobre saúde; implantar projetos e iniciativas sociais voltadas a crianças e adolescentes, valorizando o desenvolvimento e a inclusão do jovem atleta. "O esporte educa, socializa e possibilita o desenvolvimento do intelecto. Também incentiva o espírito de equipe e aumenta a autoestima. A idade escolar é a de maior transformação da criança. A experiência que ela vivenciar nesse período vai refletir nas outras fases. Por isso, é importante inseri-la nas atividades esportivas", defende Rodrigues.

Ainda conforme o presidente, a corrida ganha adeptos no mundo e sua prática cresce em mais de 20% ao ano, seja nas ruas ou nas pistas, com atletas amadores ou profissionais. Em Caxias, o dirigente ressalta que há mais de 20 grupos, abrangendo 2 mil atletas.

A prática do atletismo também movimenta a economia, lembrou o vice-presidente da associação, Norberto Brando. Ele observa, entretanto, que mais de 70% dos praticantes não têm orientação de um profissional de educação física. "Os corredores querem mudar essa realidade, com projetos e mostrando a importância da orientação desses profissionais", frisou.

O dirigente explanou, ainda, sobre as modalidades de corrida, destacando a origem da maratona. "O Clube de Corredores pretende que nossa cidade se torne referência na prática desse tipo de prova", planeja o dirigente, esperando contar com o apoio do Legislativo. Brando acrescentou outros benefícios da corrida para um viver saudável, como a melhora na circulação e a tonificação da musculatura. Os parlamentares Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB, Guila Sebben/PP, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT, Neri, O Carteiro/SD e Washington Stecanela Cerqueira/PDT colocaram-se solidários ao empenho da associação.

26/02/2015 18:03

Câmara Municipal de Caxias do Sul